O que é telefonia IP?

Ao contrário da telefonia convencional, onde as ligações telefônicas são transmitidas através de fios e cabos, na telefonia IP a voz é digitalizada (transformada em dados) e transmitida por meio de pacotes via internet. O principal benefício da tecnologia é a redução drástica dos custos com telefonia.

 Perguntas frequentes sobre telefonia IP (Voip):

 O que é necessário para que a telefonia IP da Olaip possa ser implementada?

A Olaip possui dois tipos de planos. Clique em “Planos e Tarifas” e veja quais os pré-requisitos de cada um dos tipos de planos oferecidos.

 Através da telefonia IP posso efetuar ligações para qualquer cidade do mundo?

Sim. Através dos serviços fornecidos pela Olaip é possível realizar chamadas para qualquer telefone fixo ou móvel do mundo, com tarifas muito reduzidas.

Através da telefonia IP posso receber ligações?

A redução de custos proporcionada pela telefonia IP refere-se às ligações originadas, pois não existe custo ao receber ligações. Normalmente, os clientes da Olaip mantêm os seus números convencionais para receber as chamadas, pois esses números já são antigos e difundidos no mercado.

No entanto, é possível contratar números para receberem chamadas. Esses números são chamados de “DID” e tratam-se de um serviço adicional aos planos Hipervip.

 Posso enviar fax através da telefonia IP?

Teoricamente é possível. No entanto, na prática, não sugerimos o uso do fax via telefonia IP. Isso ocorre porque a qualidade dos serviços de internet disponíveis no Brasil ainda apresenta algumas deficiências, o que não ocorre nos EUA e Europa, por exemplo. Essas falhas não são perceptíveis na navegação convencional, mas somente em aplicações específicas, tais como a telefonia IP. Ou seja, a transmissão de fax via telefonia IP não é garantida.

Por isso a Olaip, comprometida com a transparência e com a qualidade do serviço sugere que o cliente disponha de pelo menos uma linha de telefonia convencional (STFC) para tal finalidade.

 É necessário o uso do computador para realizar as chamadas?

Não. A Olaip trabalha com soluções totalmente integradas aos sistemas de telefonia das empresas. Dessa maneira, os usuários usarão o serviço através do mesmo telefone que fazem habitualmente as suas ligações.

 Qual a diferença entre os serviços da Olaip e o Skype?

O Skype utiliza uma solução via software através de computador com kit multimídia ou aquisição de telefone USB (que gera baixa qualidade na ligação), necessita de uma conta (login) com crédito antecipado, através de pagamento com cartão de crédito internacional, para a ativação de cada usuário. É uma solução residencial.

Os serviços da Olaip são formatados para empresas, sendo configurados no PABX e disponibilizados para todos os funcionários com ramais, não utiliza softwares, computadores, e os equipamentos necessários podem ser disponibilizados ao cliente através de comodato, dependendo do plano contratado.

 Minha ligação ficará com a voz “picotada”, com atraso ou eco, como nas operadoras de voip tradicionais?

A Olaip trabalha com as melhores terminações existentes no país. Por isso, caso as condições técnicas sejam atendidas, a qualidade da ligação será excelente. É possível checar na área "Planos e tarifas" os pré-requisitos gerais para cada tipo de serviço, no entanto, no processo de venda, é feita uma análise prévia das condições específicas do cliente.

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 O serviço pode ser testado antes de sua contratação?

Antes do pagamento inicial, a Olaip disponibiliza um período de testes para a percepção da qualidade do serviço. É criada uma conta para o cliente que pode ser utilizada através de um equipamento Voip ou Softphone.

 A forma de pagamento é pré-paga? Por quê?

A Olaip atua no conceito “low cost, low fare” (baixo custo, baixa tarifa). Por isso, utiliza de todas as ferramentas necessárias, tanto tecnológicas quanto administrativas, para levar aos seus clientes as menores tarifas do mercado. A forma de pagamento pré-paga reduz drasticamente os custos de administração e inadimplência, o que se reverte em benefício ao cliente.

 Se o crédito é pré-pago, como posso acompanhar os meus gastos?

A Olaip é transparente. Por isso o cliente pode acompanhar o seu consumo em tempo real, seja através do Conta Online ou através do saldo via telefone, de acordo com o serviço contratado.

 E se eu quiser cancelar o serviço, pago alguma multa?

Não há nenhuma multa contratual em caso de cancelamento. A Olaip entende que a fidelização deva se dar tão somente pela qualidade e satisfação do cliente. Para o cancelamento, basta solicitar com 48 horas de antecedência.

 Possuo uma dúvida que não encontrei no site. Como devo fazer?

Entre em contato conosco através de uma das maneiras informadas na sessão “Fale conosco”.