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. Solução de Problemas

1 - Chamadas para Números Fixos ou Móveis (PSTN) com qualidade ruim

Problema:

Qualidade insatisfatória de chamadas para números fixos ou movies (PSTN) pode ser relacionada a conexão de Internet instável ou lenta ou terminação de baixa qualidade.
 

Solução:

Primeiramente você deve se certificar que as suas chamadas de VoIP par VoIP ou Echo Test (600) estão funcionando com boa qualidade.

Se elas também estiverem apresentando problemas, este não é um problema de terminação PSTN, por favor verifique os artigos relacionados a “Problemas com Qualidade de Chamada”(teste sua conexão banda larga).

Se as ligações de VoIP para VoIP estiverem com uma boa qualidade, o seu problema é com terminações para números fixos ou móveis, portanto leia os itens a seguir:
  1. Faça uma chamada para o número que você está tendo problemas.
  2. Ligue para um outro número com um código de área/prefixo (outra cidade ou país).
  3. Determine se você tem o mesmo problema quando liga para ambos os números ou apenas para um deles.
  4. Encaminhe os resultados do seu teste para nosso Suporte Técnico. Inclua uma cópia do seu Histórico de Chamadas contendo as chamadas com problema no e-mail.

 

2 - Por que o audio fica cortado ou mudo durante minha chamada?

Problema:

Algumas vezes a voz da pessoa com a qual estou conversando soa cortada ou quebrada. Por Que? O Que pode ser feito?

Solução:

Isto pode ser causado por diferentes problemas. O mais comum é a qualidade ruim de conexão de Internet ou falta de banda suficiente.

Geralmente o que é vendido como conexão “Banda Larga” ou de “Alta Velocidade” não é o suficiente para enviar pacotes de voz e transmití-los de uma maneira confiável. Problemas como alta latência (demora para recebimento ou envio de voz) ou perda de pacotes (cortes durante a transmissão de voz) podem ocorrer dependendo da sua conexão e rede de Internet. Estes problemas serão ouvidos por você durante uma chamada VoIP, embora normalmente passem despercebidos em outras atividades como receber emails ou navegar pela web.

Faça os testes de sua conexão banda larga.

3 - Baixa qualidade de voz nas chamadas Voip

A qualidade de chamadas de VN para VN dependem inteiramente da banda de internet disponível de quem faz e quem recebe a chamada.
Por favor verifique os seguintes itens:

1. Entre em contato com seu provedor de Internet para determiner a velocidade de upload e download da sua conexão.

2. Se você tem outros computadores ou dispositivos VoIP na mesma rede, por favor desconecte-os do seu modem ou roteador e tente fazer a chamada novamente.

3. Mude o CODEC do seu dispositivo VoIP. G729 e G723 são os codecs que utilizam uma menor quantidade de banda de sua conexão.

4. Se você está utilizando um softphone, certifique-se de que seu computador teu recursos suficientes para rodar o softphone corretamente. Revise o Guia de Configuração do softphone e a disponibilidade de espaço em disco e memória RAM.

Algumas vezes a utilização de softwares de transferência de arquivos (P2P) como Kazaa, LimeWire ou Emule podem afetar a performance de sua rede já que o download de arquivos utiliza uma grande quantidade de banda.

Além disso, verfique o problema não esta relacionado com alguma alteração na configuração de terminal ATA.